BrasilCoop – Notas do cooperativismo brasileiro

Unimed apresenta Programa de Proteção Radiológica Infantil em evento internacional

Com a adesão de 43 Unimeds em todo o País e estruturado em 18 delas com a implantação de Comissão de Radioproteção, o Programa de Proteção Radiológica Infantil, da Unimed do Brasil, foi apresentado na International Conference on Radiation Protection in Medicine, evento organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e considerado um dos principais do mundo na área, realizado de 11 a 15 de dezembro em Viena, na Áustria.

A ser publicado no livro de contribuições do evento, o trabalho “Disseminação do Programa de proteção radiológica infantil em um sistema brasileiro de cooperativas de saúde” foi produzido por Sérgio Rodrigues, enfermeiro e analista de Serviços e Recursos Próprios da Unimed do Brasil, e Mônica Bernardo, médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e cooperada da Unimed Sorocaba.

O Programa de Proteção Radiológica Infantil visa a conscientizar profissionais da saúde e pacientes do Sistema Unimed sobre os riscos relacionados à exposição excessiva aos raios ionizantes, reduzir a indicação de exames desnecessários e criar condições para que os procedimentos sejam executados com a menor carga de radiação possível.

Palestra com o físico Fernando Menezes e o médico radiologia Orlando Cláudio Hecke sobre proteção radiológica


Coopercarga destaca-se no setor

A Coopercarga destacou-se como a 2º melhor e a 6ª maior empresa do setor de Transporte e Logística, em apontamento do ranking anual de desempenho das Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, premiação que traz os resultados e a eficiência do transporte e logística no Brasil. “Além de nos deixar imensamente felizes e orgulhosos da cooperativa que construímos nesses quase 28 anos de trabalho, a conquista mostra a capacidade de adaptação do setor, como um todo, frente às dificuldades de nosso país, bem como que estamos com nossas estratégias afinadas para nos mantermos competitivos e continuarmos sendo cada vez melhores naquilo que fazem.”, destacou Osni Roman, presidente da Coopercarga.


Selo máximo estimula investimento em Acreditação Hospitalar internacional

O selo de Acreditação Hospitalar nível 3 foi conferido ao Hospital Unimed Chapecó pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão responsável por promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde.

Essa conquista estimulou a instituição a, em 5 de dezembro, iniciar o investimento no processo de Acreditação Internacional. A visita de certificação da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum International) deve acontecer em cerca de dois anos.

Nesse período serão trabalhadas as ROPS – Práticas Organizacionais Obrigatórias focadas em seis grandes áreas que se preocupam com a segurança do paciente, da equipe multiprofissional e da instituição: cultura de segurança, que objetiva criar e consolidar uma cultura de segurança na instituição; comunicação, para aperfeiçoar a eficácia e a coordenação da comunicação entre os profissionais; uso de medicamentos, de modo a garantir o uso seguro de medicações; força de trabalho, criando um ambiente que contribua para a prestação segura do atendimento; prevenção de infecção, com a meta de reduzir o risco de infecções associadas ao atendimento da saúde e seu impacto nos desfechos; e avaliação de risco, com a finalidade de identificar os riscos de cada paciente.


Coprel conecta áreas rurais com fibra óptica via rede elétrica

Subsidiária da Coprel Energia, de Ibirubá (RS), a Coprel Telecom montou rede de fibra óptica que faz uso uma infraestrutura de energia elétrica que atende os cooperados. Desse modo, leva internet em fibra a áreas de baixa densidade populacional e fisicamente distantes, como áreas rurais.

Em seis anos de atuação, realizou investimento ao redor de R$ 40 milhões na implantação do backbone de fibra ótica, na instalação de um data center e em links de redundância; conta com mais 1.800 km de fibra óptica que atendem 14 municípios – enquanto que outros seis são atendidos via link de rádio – e pretende ampliar a capilaridade da rede de fibra até os distritos das cidades onde já existe a rede de energia elétrica.


Cooperativas baianas buscam novos mercados

A elaboração de planejamento estratégicos de médio e longo prazo das cooperativas baianas foi realizado com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em três oficinas distribuídas ao longo do ano e que reuniram 11 cooperativas. Entre as metas definidas está a conquista de novos mercados.

Participaram dessas ações: Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Resp. Ltda (Coopmac), Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia (Cooliba), Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) e Unibahia Sociedade Cooperativa, Cooperativa Educacional Pé de Serra (Coopeps), Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. (Coopermulta), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas (Cetef), Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde (Coops), Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia (Unifisio) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB (Crediuesb).


Coopermiti contribuiu com lixo eletrônico para obras de arte

O artista plástico Marcos Sachs transformou lixo eletrônico da Coopermiti em esculturas, painéis e no retrato do escritor francês Michel Houellebecq.

Ao falar sobre o trabalho realizado, Sachs afirmou ter sido levado pela curiosidade. “Queria substituir a tinta tradicional por objetos coloridos. Algo intermediário, entre pintura e instalação. Sem contar que a arte feita com material descartado é mais acessível a todos que quiserem usar um pouco da criatividade”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top