Panorama atual do cooperativismo nacional

Santa Catarina faz primeiro embarque de arroz em casca

O primeiro embarque (exportação) de arroz em casca de Santa Catarina ocorreu no Porto de Imbituba. O destino de 30 mil toneladas de arroz é a Venezuela. O acordo foi fechado pela BrazilRice, a Cooperativa Central Brasileira de Arroz, formada pelas cooperativas Cravil, Cooperja, Coopersulca, Copagro e Juriti. A exportação, segundo o presidente da Cravil Harry Dorow, pode ser uma oportunidade de melhoria do preço do arroz no mercado nacional. “Precisamos ser mais competitivos, hoje nosso custo de produção no Brasil é 30% maior que nos países vizinhos e ainda sofremos com a importação”.


Cooperativas pernambucanas ADOTam programa PDGC

Para orientar os gestores de cooperativas na adoção das boas práticas de gestão e governança, o Sescoop/PE promoveu o Workshop do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), na categoria Preenchimento e Plano de Melhoria. Dirigentes de 23 cooperativas pernambucanas conheceram o questionário e foram instruídos no melhor modo de observação do documento de análise cooperativista.

As cooperativas podem responder a dois questionários do PDGC durante o ano. Eles permitem um diagnóstico conclusivo da gestão cooperativista, descrito em relatórios que enumeram onde estão os pontos fortes do negócio, as oportunidades de evolução, juntamente com um plano de melhoria. No documento também é possível acompanhar os indicadores da cooperativa, e como anda o processo de desenvolvimento da gestão e da governança.


Congresso teve a participação de grandes nomes do crédito

Idealizado pela FS Academy, divisão de conteúdo da Next Business Media, o C3 – Congresso de Cooperativas de Crédito, foi realizado em São Paulo, nos dias 17 e 18 de maio e contou com grandes nomes do cooperativismo de crédito.

Nos dois dias de palestras, painéis e sessões interativas, o C3 reuniu os principais nomes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e discutiu temas relevantes, como gestão, governança, inovação e sustentabilidade cooperativa, além de promover networking e compartilhar boas práticas para a expansão das cooperativas na era digital.


Unimed do Brasil reúne mais de 400 lideranças

Entre 8 e 10 de maio, a cidade de Gramado (RS) sediou o Fórum de Regulação e o Comitê Nacional de Integração (Conai), um dos principais eventos internos do Sistema Unimed, formado por 346 cooperativas autônomas. Organizado pela Unimed do Brasil, representante institucional da marca Unimed, o encontro reuniu mais de 400 pessoas, entre presidentes e colaboradores de Unimeds locais, além de especialistas do setor de saúde suplementar.

Na lista de temas, foram discutidos: a regulamentação dos planos de saúde, preços de medicamentos, Imposto Sobre Serviços (ISS) e a implantação do Registro Eletrônico de Saúde (RES), plataforma em processo de implantação no Sistema Unimed que garante interoperabilidade de dados clínicos de beneficiários.


Samsung Pay inicia parceria com o Sicoob

O Sicoob anuncia sua mais nova parceria com o aplicativo Samsung Pay, uma plataforma de pagamento móvel desenvolvida pela Samsung em parceria com a Mastercard. Com essa novidade, os portadores dos cartões Sicoobcard podem pagar suas compras por aproximação de dispositivos móveis.

A nova funcionalidade possibilitará a realização de pagamentos na função crédito e/ou débito, no Brasil ou no exterior, com os mesmos limites diários de utilização estabelecidos para as compras realizadas nos cartões com chip. O App está disponível para download na Play Store.


Projeto Escola Inclusiva

Atualmente, 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a quase 24% da população. Desses, apenas 1% está empregado – pouco mais de 403 mil. Pensando em aumentar essa estatística divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dar oportunidade para que todos possam trabalhar, a Viacredi, que faz parte do Sistema Cecred, em parceria com o Sesi promove novamente na região o projeto Escola Inclusiva.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e residir em Blumenau (SC) ou Gaspar (SC). O curso tem a duração de três meses e carga horária de oito horas semanais, divididas em dois dias. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho.


Sicredi e Mauricio de Sousa lançam coleção com foco em educação financeira

O Sicredi lança, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), uma série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”. O lançamento foi realizado na sede da MSP, em São Paulo, no primeiro dia da Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) .

No total, serão seis edições, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção. As primeiras três edições das histórias em quadrinhos circulam em 2018 e as outras três sairão em 2019.


Norma ISO 458001: 2018 já tem versão em português

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ISO 45001:2018 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso. Tradução da ISO 45001 – Occupational health and safety, a norma era muito aguardada e deverá transformar as práticas em locais de trabalho.

A ISO 45001:2018 especifica os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientação para o seu uso, permitindo que indústrias e organizações de todos os portes proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde entre seus colaboradores.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top