Desafios do cooperativismo competitivo

Clique e ouça a matéria na íntegra.


Nos próximos dias 23 e 24 de setembro, dirigentes do sistema cooperativista se reunirão em Belo Horizonte (MG) para o IV World Coop Management (WCM), cuja proposta é oferecer aos participantes acesso a conhecimentos inovadores e desenvolvimento de novos métodos e conceitos. Sob o tema Vencendo Desafios – Sustentabilidade e Competitividade, a edição deste ano traz novidades nos painéis e palestrantes de renome. De acordo com Luiz Branco, presidente do WCM e diretor de Marketing da Wex Business, empresa organizadora do seminário, as expectativas são altas para os dois dias de encontro, quando serão apontados os melhores caminhos e estratégias para a realização de bons negócios. “A Wex tem 15 anos de atuação focada exclusivamente no setor cooperativo, com o propósito de desenvolver e capacitar cooperados por meio de formação executiva, congressos managements e visitas técnicas de intercâmbio em mais de 40 países. Por isso nos dedicamos a realizar um evento que permita aos participantes interagir com os principais players do mercado, aumentando o seu networking, conhecimento e promovendo oportunidades de negócios.”

Luiz Branco, presidente do WCM: o WCM é um encontro de presidentes e dirigentes cooperativistas, com o propósito de promover interação com os principais players do mercado, aumentar o networking, o conhecimento e as oportunidades de negócios

Saiba o que está preparado para o WCM 2018 na entrevista concedida por Branco.

O que determinou o tema central do WCM deste ano?

O Dia Internacional do Cooperativismo, que neste ano debateu a sustentabilidade na essência dos seus três pilares: meio ambiente, economia e sociedade. O WCM é um congresso internacional, por isso precisamos estar sempre atentos aos temas globais. Além disso, sabemos que o valor das organizações já não é medido apenas por seus recursos materiais, valor de mercado ou pelas competências e habilidades dos seus colaboradores. A sustentabilidade ganha cada vez mais peso na competitividade das organizações e cooperativas, e é uma grande aliada no momento de agregar valor e responsabilidade social aos produtos ou serviços.

Como esse desafio será abordado durante o evento?

As organizações que perceberam a importância deste tema em seus negócios praticam o que se chama de desenvolvimento sustentável – aliando o crescimento econômico do negócio a questões de preservação ambiental, social e cultural – tornam-se mais fortes, responsáveis e competitivas. Por isso, nossa proposta é apresentar as últimas tendências e conceitos sobre o tema, focando a importância de adotar práticas sustentáveis em liderança e estratégia.

Quais serão as novidades para os participantes?

Neste ano teremos dois blocos extras de palestras. No primeiro dia do evento, o britânico John Peters trará uma abordagem motivadora e inspiradora para as cooperativas. Ele é um orador experiente e de renome internacional, que chamou a atenção do mundo em 1991, quando sua imagem desfigurada se tornou um poderoso símbolo da implacável agressão de Saddam Hussein. Atualmente Peters é coach executivo especializado em liderança e mudança e, por mais de uma década, gerenciou uma consultoria de negócios focada em ajudar executivos seniores nessas áreas da gestão. Já o segundo dia do congresso será fechado com um debate liderado por Diogo Castor de Mattos, um dos procuradores da Operação Lava Jato. A ideia é fazer um enquadramento político, apartidário, sobre o momento conturbado que vivemos pré-eleição no Brasil e como isso poderá afetar (ou não) as cooperativas.

O que o setor cooperativo pode esperar do WCM deste ano?

O principal objetivo é proporcionar acesso a novos conceitos e estratégias em gestão e ao mesmo tempo criar um relacionamento e o intercâmbio com o cooperativismo internacional, pois estamos na era do conhecimento e estar sintonizado com as principais tendências mundiais é tão importante quanto o próprio negócio.

E quais os planos para o futuro do evento?

Costumo dizer que o futuro é hoje! O que não nos impede de planejar sempre, tanto que já estamos organizando os próximos dois anos do WCM, além de uma edição extra que, provavelmente, será realizada em Paris com a presença de líderes cooperativos de vários países. A edição de 2019 já tem data marcada e tema definido: será nos dias 24 e 25 de setembro e falaremos sobre Marketing enquanto formação e proposta de valor para as marcas cooperativas, e o nosso desafio será inspirar os participantes a encontrarem formas diferentes de pensar e ideias transformadoras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top