Panorama atual do cooperativismo nacional

Artesanato ganha espaço em Curvelo

A cooperativa de trabalho Dedo de Gente montou loja no prédio histórico do Cine Teatro Virgínia, em Curvelo (MG). No espaço, doado pela prefeitura local, são comercializados produtos artesanais dos 37 jovens cooperados: doces e peças de marcenaria e artesanato que buscam valorizar as tradições locais.


Sescoop e CNPq direcionam R$ 2,8 mi para estudo do cooperativismo

Acordo de parceria entre o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o Sescoop direcionará recursos para pesquisas que demonstrem o impacto do cooperativismo na economia e na sociedade para o crescimento do País. A expectativa é liberar cerca de R$ 2,8 milhões para financiamento de projetos em quatro linhas de pesquisa: Impactos econômicos e socais do cooperativismo nas comunidades e no País; Competitividade e inovação nas cooperativas; Governança cooperativa e Cooperativismo e cenário jurídico.


Rede Artesol lança plataforma digital sobre o artesanato

Conectando 100 grupos entre associações, mestres e artesões individuais de todas as regiões do País, ao mercado nacional, a Rede Artesol lançou Plataforma Digital sobre o Artesanato de Tradição Cultural Brasileiro que objetiva apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promover a autonomia dos artesãos brasileiros e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de artesãos.

O novo portal apresenta uma página para cada grupo/artesão com suas referências culturais e informações sobre as matérias-primas, técnicas utilizadas e produtos desenvolvidos, além de um ambiente em que os interessados poderão contatar diretamente as comunidades.

O portal conta com apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio das Casas Pernambucanas e da Cielo. Inclui blog com reportagens exclusivas sobre o universo da produção artesanal no Brasil, guia de tipologias e conteúdo conceitual do artesanato brasileiro na perspectiva do patrimônio cultural imaterial.


Representantes da ONU visitam sede do cooperativismo pernambucano

Dois representantes da Organizações das Nações Unidas (ONU) visitaram a sede da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB/PE), para tomar contato com as ações desenvolvidas pela Casa do Cooperativismo Pernambucano em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela própria ONU. O coopresidente do Grupo Assessor da ONU, Aroldo Machado, e a coordenadora do relatório de desenvolvimento humano para o Brasil, Andrea Bolzon, foram recebidos pelo presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.


Copercampos doa veículo à Polícia Militar

Para contribuir com a realização de serviços operacionais da 3ª Companhia da Polícia Militar de Campos Novos (SC), a Copercampos doou um veículo Fiat Mobi 0km.


Faculdade Unimed amplia acesso a curso

O curso “Fundamento do Cuidado com o Idoso Frágil: Programa Cuidador de Idoso” – lançado em 2016, pela Faculdade Unimed e criado pela instituição em conjunto com o Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte (MG) e com o Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais – ganhou novo parceiro: a Unimed do Brasil.

Por meio da parceria, a Unimed do Brasil passou a disponibilizar o curso para as Federações e instituições do Sistema Unimed, as quais distribuirão acessos a cooperados e colaboradores de Singulares Unimed em todo o País.


Cuiabá ganha livro de estímulo à memória

Pensando em valorizar a história de Cuiabá e cuidar dos idosos, a Unimed Cuiabá lançou o projeto “Terapia de Lembranças”, um livro de fotografias antigas que homenageia os 299 anos da capital mato-grossense.
Com a obra, lançada em abril, mês do aniversário de Cuiabá, a Unimed também objetiva estimular cognitivamente os idosos, pois foi idealizada para servir como um exercício ao cérebro para prevenção às doenças neurodegenerativas, que normalmente atingem pessoas acima de 60 anos, e também para preservar as partes intactas do intelecto contra a deterioração daqueles já acometidos por tais enfermidades.


Unimed Federação Minas empossa Diretoria

Empossada em 13 de abril, a Diretoria Executiva da Unimed Federação Minas tem como foco trazer a atenção primária para o centro dos cuidados com o beneficiário, adotando uma rede integrada de assistência ao paciente.

Luiz Otávio Fernandes de Andrade ocupará a cadeira de presidente executivo nos próximos quatro anos, tendo a seu lado Dilson Lamaita Miranda, da Unimed Três Pontas, para diretor de Controle; e Aylan César de Melo, da Unimed Araxá, para diretor de Integração e Mercado. Também foram nomeados, para compor a equipe, Guilherme Lobo da Silveira, da Unimed Serras de Minas, como assessor de Atenção à Saúde; e Délio Pereira dos Santos, da Unimed Três Vales, como assessor da Unimed Aeromédica.


Núcleos esclarecem dúvidas de cooperados

A 5ª edição dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista possibilitou aos cooperados da Uniodonto Goiânia esclarecerem dúvidas e conhecerem de perto as funcionalidades que estarão disponíveis em breve no Portal do cooperado. As melhorias serão implementadas para garantir ainda mais praticidade e comodidade no dia a dia dos consultórios.

Os encontros foram conduzidos pelo Departamento de TI da cooperativa com presença do Conselho de Administração da Uniodonto Goiânia.

A cada rodada dos Núcleos são definidos temas pertinentes à rotina da cooperativa e dos cooperados, em seus consultórios, sugeridos pelos próprios cooperados.


Coopercarga no caminho da inovação

A Coopercarga deu o primeiro passo com a criação do iCooper, em 2017, e agora, com o Programa de Criativação, fundamenta e sustenta o modelo de inovação. O projeto conta com apoio do Senac e busca incutir em cada membro da equipe uma postura criativa frente a problemas e desafios cotidianos e de atitude para a elaboração e execução de projetos inovadores. Já foram realizados workshops de inovação e cocriação com as lideranças da Coopercarga, que serão os pulverizadores do conhecimento para todos os outros níveis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top