PMC – Edital incentiva projetos de cooperativas financeiras

PMC

Edital incentiva projetos de cooperativas financeiras

R$ 4,6 milhões foram destinados a projetos elaborados por cooperativas financeiras de 20 Estados por meio de edital lançado em março com prazo para inscrições até o fim de abril. A iniciativa objetiva colaborar para a melhoria do desempenho das cooperativas financeiras com participação de pequenos negócios, ampliar a oferta de crédito ao segmento e aprimorar a gestão financeira das micro e pequenas empresas associadas às cooperativas participantes.

O edital tem validade de 12 meses e prevê dois períodos para apresentação, análise e aprovação dos projetos de cooperativas financeiras: de março a abril, com validação em maio e execução ainda neste ano; e de junho a agosto, para serem aprovados em setembro e executados em 2018. O aporte do Sebrae será de até R$ 400 mil por projeto e as cooperativas, junto com as respectivas unidades do Sebrae nos estados, devem arcar com 50% do valor total necessário para a realização. São esperadas de 15 a 20 propostas, com o envolvimento de mais de 200 cooperativas.

Além de valorizar as boas práticas das cooperativas financeiras, a execução dos projetos vai envolver a capacitação de dirigentes, técnicos e gestores das cooperativas que, nos estados, são responsáveis pelo desenvolvimento do cooperativismo financeiro com pequenos negócios associados. As cooperativas vão participar também de cursos, consultoria, visitas técnicas, rodada de negócios etc.


Cresol Base Sul desenvolve Projeto Menino Solidário

O projeto de ação social “O menino solidário” é direcionado a crianças do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido pela Cresol Base Sul, o programa objetiva utilizar o lúdico e o imaginário proporcionando às crianças conhecimentos sociais e a percepção da sua importância como agente de transformação social e econômica, através da ação solidária. Para isso, conta com revista em quadrinhos e o personagem Menino Solidário.


Inovação e tecnologia acessíveis a pequenas empresas

Convênio firmado entre o Sebrae e a Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em 13 de abril, permitirá transferência de tecnologia dos Núcleos de Inovação Tecnológica-NIT (hoje 88, no total) para as micro e pequenas empresas.

Além de contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios do País, a parceria visa a desmitificar a crença de que as pequenas empresas não buscam a inovação tecnológica, ou porque não se sentem preparadas ou acham que, pelo seu pequeno porte, não têm capacidade para tais empreitadas.

O convênio Sebrae-Fortec também pode ajudar empresa empenhada em desenvolver, ela própria, pesquisa para melhorar o negócio, e orientar na elaboração de contrato no caso de necessidade de uso de alguma patente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top