PMC – Soluções para pequenas e médias cooperativas

Brasil: um país de empreendedores

 

Essa é a realidade segundo resultados de estudo elaborado pela startup Expert Market, baseada no Texas (EUA), e publicado na Fast Company, em que o Brasil aparece em 5º lugar entre os 15 países pesquisados. A pesquisa teve por objetivo descobrir quais são os países com os empreendedores “mais determinados do mundo”, ou seja, aqueles que embora enfrentaram muitas dificuldades e burocracias, ainda assim apresentaram um alto número de negócios criados em 2016.

Contradições também são sinalizados pela pesquisa. Enquanto para abertura de novos negócios o Brasil ganha pontuação 125 entre 130 pontos possíveis, mostrando a dificuldade nesse campo, na escala que mede a quantidade de abertura de negócios e que varia de 1 (maior número de negócios criados) até 130 (mínimo negócios criados), o Brasil ganha pontuação 48. Ou seja, iniciar um negócio no Brasil é complicado, mas o País tem um grande número de pessoas dispostas a empreender, mesmo com todos os riscos envolvidos.


BNDES lança Canal MPME

Plataforma interativa de relacionamento pela Internet, voltada exclusivamente para as micro, pequena e média empresas, o Canal do Desenvolvedor MPME , link, entrou no ar no final de junho e permite comunicação direta do BNDES com as empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões interessadas em suas linhas de financiamento. Cria, também, uma nova forma de interação entre o Banco, os agentes financeiros e os clientes finais.

Desse modo, o BNDES simplifica, agiliza e amplia o acesso ao crédito, inclusive de produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs) e transportadores autônomos de cargas (caminhoneiros).
Por meio do canal, as MPMEs podem fazer manifestações de interesse de crédito, via internet, em qualquer lugar, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem precisar visitar um agente repassador de recursos para iniciar a busca de apoio financeiro do BNDES para seus projetos. O canal é responsivo e, portanto, pode ser acessado por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets).

A plataforma permite que o empresário identifique as linhas de crédito mais adequadas para o seu empreendimento; simula financiamentos; aponta os agentes financeiros intermediadores (bancos) de sua preferência (o canal permite a indicação de mais de um banco), e encaminha, de forma ágil, manifestação de interesse de financiamento diretamente para os especialistas (back office) dos agentes financeiros intermediadores, responsáveis pela carteira do BNDES.


Startup forma banco de dados de projetos sociais

Uma startup com o propósito de inovar e fortalecer a conexão entre o segundo e o terceiro setor, por meio do uso de tecnologia e análise inteligente de dados, para modernizar e aprimorar o processo de captação de recursos de projetos sociais. Essa é a Simbiose Social, que chegou ao mercado em 22 de junho ao mercado com o maior banco de dados de Leis de Incentivo do Brasil e uma visão completa do ecossistema de projetos sociais. Utilizando um sistema inteligente de gerenciamento de dados com todos projetos inscritos em leis de incentivo (mais de 30 mil) desde 1991, identifica e conecta projetos com empresas, com a melhor afinidade e resultados.

Além de facilitar a conexão entre empresas e projetos, a Simbiose Social também possui um programa de aceleração que visa contribuir para a autonomia de projetos sociais no processo captação de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top