Notas do Cooperativismo brasileiro

Responsabilidade social e ambiental na prática: todo dia é dia

Programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado, o Dia de Cooperar ou Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o País, passando a ter abrangência nacional com o Sistema OCB e suas Unidades Estaduais concentrando a organização das festividades.

Ano a ano os números evoluem. Em 2016, o Dia C beneficiou mais de um milhão de pessoas. Em 2017, o balanço ainda não está fechado, pois muitas cooperativas realizam eventos sob o guarda-chuva do Dia C ao longo de todo o ano. No entanto, a expectativa do Sistema OCB é beneficiar mais de um milhão de pessoas, de 700 cidades, com mais de 1,3 mil ações em todos os Estados e no Distrito Federal.

Entre as metas estão a promoção do trabalho voluntário e visibilidade ao cooperativismo. De Norte ao País do País, onde há ao menos uma cooperativa, é desenvolvida alguma ação, de corte de cabelo, consultas e exames médicos, corrida e caminhada, festas, apresentações musicais e teatrais, gincanas, doações, visitas a asilos e creches, contação de histórias, teatro, entre muitos outros serviços gratuitos.

Através das atividades desenvolvidas, as cooperativas – independentemente do porte e do ramo – puderam se aproximar um pouco das comunidades, mostrando o diferencial deste movimento econômico inclusivo e socialmente responsável.

Reconhecendo o esforço realizado pelas cooperativas, seus cooperados e colaboradores, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destaca que esse esforço coletivo “ mostrou à sociedade os princípios e a essência do cooperativismo, na prática. Este é um movimento que não deixa ninguém para trás e faz isso por meio da responsabilidade socioambiental, da adesão voluntária e do interesse das cooperativas pela comunidade”.


Comunidade de Paranavaí ganha Centro de Inclusão Digital

Em Paranavaí, o mês de junho começou com uma novidade de interesse da comunidade: o Programa de Inclusão Digital, Iniciativa da Instituição Financeira Cooperativa Sicredi, em parceria com a Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí, que oferece aulas de informática básica, sem custo, a crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. Com isso, Paranavaí somou-se a outras seis cidades que mantém o projeto: Terra Boa, Floraí, Nova Esperança, Alto Paraná e os distritos de São Lourenço e Graciosa.


Vinhos de Pinhalzinho são premiados

A IV Avaliação Municipal do Vinho de Pinhalzinho, oeste catarinense, premiou produtores do município. A iniciativa foi do Núcleo de Vitivinicultores que participa do projeto de fortalecimento do setor com a Associação Empresarial (ACIP), Prefeitura e Epagri. O Programa de Desenvolvimento Econômico Territorial deu origem aos recursos aplicados pelo Sebrae/SC e também auxiliou na organização do setor o Projeto Empreender da Facisc e do Sebrae/SC.


Dental Uni: melhor plano odontológico na avaliação do Proteste

A Dental Uni, além de manter seu lugar no topo entre as maiores operadoras brasileiras, ganha cada vez mais destaque pela qualidade dos serviços e planos ofertados. E o reconhecimento vem, inclusive, em matéria da revista Exame, veiculada em 13 de junho, que avalia os melhores planos odontológicos segundo pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste. Somando a pontuação nos quesitos considerados, a Dental Uni alcançou a melhor pontuação (74) na avaliação final com seu Plano Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top