Informações e tendencias do cooperativismo de crédito

WOCCU: brasileiros presentes

O evento mais significativo no calendário internacional do cooperativismo de crédito foi realizado de 23 a 26 de julho em Viena (Áustria) e reuniu representantes de 55 países. Trata-se da edição 2017 da conferência do WOCCU, instituição que atua na promoção do desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica que visam fortalecer o seu desempenho financeiro e o alcance em âmbito mundial.

Do Brasil, várias comitivas foram organizadas pelos sistemas de crédito cooperativo, compostas pelos principais gestores.

A maior comitiva brasileira, formada por 90 pessoas, entre dirigentes, executivos e colaboradores, foi do Sicredi (que também respondeu por palestra), seguido pela Unicred, com 40 pessoas – 30 delas dirigentes – pelo Sistema Sicoob, que levou mais de 23 pessoas – presidentes do Conselhos de Administração das Centrais, conselheiros do Sicoob Confederação, executivos do Bancoob e Sicoob Confederação – e, pelo primeiro ano, teve dirigentes como palestrantes dentro da programação do evento.

Colaboração e intercooperação através da Tecnologia, alinhadas ao crescimento das cooperativas, com Edson Rodrigues Lisboa Junior (superintendente de Tecnologia do Sicoob Confederação); e Economia Colaborativa Aumentada – Perspectiva dos Bancos Cooperativos com Fotis Filippopoulous (da Grécia), Andrea Karner (da Bélgica) e Marco Aurelio Almada (diretor-presidente do Bancoob), foram as palestras com a participação do Sicoob. Já o presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, fez uma apresentação no evento, com o tema “Estratégias de crescimento em um ambiente em constante evolução: uma perspectiva internacional”.


O Future Forum foi outro espaço com presença de brasileiros. Composto por integrantes das maiores cooperativas de crédito do mundo, o encontro tem como objetivo destacar as tendências do cooperativismo de crédito. Organizados em grupos, os dirigentes escolheram temas para debaterem e, ao final, compartilharam suas conclusões. Entre os representantes do Sicredi, que participaram dos debates e compartilharam suas conclusões estão Wellington Ferreira (presidente da Sicredi União PR/SP), Luiz Hoflinger (presidente da Sicredi Vanguarda), Valmir Galhardo (diretor executivo da Central Sicredi Centro Norte), Jaime Basso (presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP), Glei Linhares (presidente da Sicredi Noroeste) e João Tavares (presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi).


Unicred usa tecnologia para personalizar atendimento

Oferta personalizada de produtos e serviços. Esse é o foco da ferramenta Realiza, lançada pela Unicred. “Temos uma oferta grande de produtos e serviços, mas nem todos os cooperados precisam ou querem utilizar tudo que oferecemos, por isso resolvemos personalizar nossas ações de engajamento, focando no que é mais adequado para cada associado”, explica o CEO da Unicred, Fernando Fagundes.

A Realiza proporciona análise criteriosa do perfil de cada cooperado, possibilitando a cooperativa oferecer, por meio de e-mail, SMS, mala direta ou qualquer outra ferramenta de marketing, apenas aquilo que pode ser útil a cada cooperado.


Sicoob amplia funcionalidades da plataforma digital

Faça Parte e o Conta Fácil são os novos aplicativos do Sicoob e objetivam incrementar o relacionamento com os atuais e futuros cooperados, oferecendo-lhes novas experiências digitais e possibilitando-lhes maior conforto e praticidade, pois permite a abertura de uma conta ou o acesso a uma conta simplificada.

Esses dois Apps somam-se às mais de 140 funcionalidades de negócio que dispõe a plataforma.


Certificação de lideranças em Prudentópolis

O Sicredi está investindo fortemente na formação e capacitação de seus associados que desejam trilhar o caminho da gestão cooperativa e conduzir o negócio ao futuro. Exemplo é o Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos, promovido pelo Sistema Ocepar, Sescoop/PR, Central Sicredi PR/SP/RJ e o Isae (Instituto Superior de Educação e Economia), do qual participam 42 lideranças e conselheiros da Sicredi Centro Sul PR/SC. O programa é desenvolvido ao longo de seis meses, com 12 módulos aplicados em 144 horas com temário que engloba princípios do cooperativismo de crédito, modelo de negócio, princípios da gestão etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM SEMANAL

Receba o Informativo MundoCoop com as principais notícias do setor cooperativista.

Scroll to top